Para muitos, as primeiras horas da manhã são ideais para a prática de exercícios. Como o metabolismo está mais acelerado, a queima de gordura pela manhã é mais intensa. Após a noite de sono, o corpo e mente estão mais relaxados. A endorfina liberada pela manhã te deixará mais produtivo, bem-humorado e relaxado ao longo do dia

E embora existam tantas vantagens nessa prática, nem todo mundo consegue acordar cedo para treinar. Abaixo, listamos algumas dicas para você que possui alguma dificuldade em adotar essa prática:  

Garanta uma boa noite de sono
Dormir de forma adequada é de extrema importância para seu rendimento no dia seguinte. Tente organizar suas atividades de forma que você tenha entre 7 e 8 horas de sono por noite. Se você tem dificuldades de dormir, tente ir para cama um pouco mais cedo que o costume.

Seja organizado
Transformar seu treino em compromisso é fundamental. Faça o planejamento do seu dia de forma organizada, separando tempo suficiente para o café da manhã, treino e demais compromissos do dia-a-dia. Antes de dormir deixe a roupa e acessórios do dia seguinte organizados e prontos para o uso no dia seguinte. Essa atitude vai te ajudar a otimizar o tempo pela manhã.

Deixe o despertador longe da cama
Se você usa o despertador do celular para acordá-lo pela manhã, coloque-o longe da cama antes de dormir. Assim você será obrigado a se levantar para desligá-lo. Esse método faz muita diferença, principalmente para aqueles que costumam dormir “só mais cinco minutinhos” e acabam perdendo a hora. Quando seu corpo aceitar que essa é sua nova rotina, não será nenhum incômodo levantar cedo.

Tome um café da manhã reforçado
É importante não treinar de estômago vazio. Você precisará de energia para realizar o treino sem maiores problemas. Lembre-se de montar um cardápio que atenda às suas necessidades para seu treino. Não se esqueça de se hidratar logo ao acordar e ao longo do treino.

Trabalhe com metas e recompensas
Se acordar cedo é realmente difícil para você, comece estabelecendo pequenas metas, dessas que você sabe que vai cumprir. Por exemplo: comece acordando cedo 3 vezes por semana e treine o que for possível com seu tempo,  depois vá aumentando os dias e a carga horária do seu treino, até estabelecer a rotina ideal para seus objetivos. Escolha recompensas que vão te ajudar, por exemplo: aquele par de tênis que você estava desejando pode ser seu depois de um mês fazendo tudo certinho. Cada meta alcançada te dará ânimo e motivação para ir cada vez mais longe!

Transforme seu objetivo em motivação
Seja a perda de peso, condicionamento físico, competir uma prova, aumento de massa muscular, você treina com um objetivo em mente. Se o seu objetivo não é sua motivação, deveria ser. A motivação te dará força para conquistá-lo, dia após dia. Uma vez que seu corpo e mente perceberem que acordar cedo faz parte da sua rotina, será cada vez mais fácil e prazeroso levantar para treinar.

Treine acompanhado
Ter uma companhia para treinar pode ser um grande motivador. Escolha aquele amigo que vai te ajudar, cobrar e incentivar!

Leia também: 7 vantagens do treino a dois

Não vá de carro
Sua academia fica próxima de casa? Ir caminhando é uma ótima opção de exercício aeróbio leve e já serve como aquecimento. Se você mora em prédio, pode usar também as escadas (lembre-se que descer é mais fácil).  Além de ir caminhando, se sua academia fica um pouco mais distante, você pode ir de bicicleta ou até mesmo skate ou patins, se as condições forem seguras e ideais.

Escolha bem a trilha sonora
A playlist certa vai fazer toda a diferença. A Revista Galileu tem um artigo interessantíssimo mostrando que a ciência pode ajudar a montar a playlist perfeita. Clique aqui para ler.

Se você busca uma playlist nova, nós temos algumas opções:
Rock para Treinar
Pop para Correr
Motivacional

E então, gostou do post? São dicas extremamente simples, mas que farão a diferença para que você comece a treinar cedo! Que tal compartilhar esse texto com seus amigos que também precisam de uma forcinha?

Comentários

Comentários