Pode parecer novidade, mas o uso da acupuntura para tratamento de atletas é uma prática tão antiga quanto a própria técnica. Seus resultados e benefícios provaram ser de grande valia para atletas amadores e profissionais.

A acupuntura tem efeito anti-inflamatório e analgésico, por isso é uma grande aliada no combate à dor. Existem técnicas na acupuntura que promovem alívio imediato, dispensando a necessidade do uso de medicamentos, que nem sempre são permitidos durante competições.

acupuncturist

Dentre os benefícios da acupuntura para atletas podemos destacar:

  • Melhora o funcionamento orgânico e a distribuição de energia nos músculos e articulações, auxiliando na diminuição da fadiga muscular;
  • Melhora a recuperação física pós-treinamento e promove relaxamento;
  • Ajuda a diminuir a ansiedade, a tensão e a dificuldade de concentração;
  • Estimula o organismo a liberar substâncias analgésicas e antiinflamatórias, melhorando a circulação sanguínea no local lesionado ou fatigado, reduzindo inchaços e diminuindo o tempo de recuperação da lesão.

Apesar de ser excepcionalmente eficiente no tratamento de diversas lesões, a acupuntura também pode ajudar na prevenção de lesões já instaladas como tendinites, inflamações e dores em geral. Para que o desempenho do atleta seja cada vez melhor, é recomendado um acompanhamento multidisciplinar, incluindo fisioterapia e ortopedia para um acompanhamento mais adequado.

Comentários

Comentários