As cãibras são contrações involuntárias de um ou mais músculos, repentinas e prolongadas. As contrações geralmente ocorrem em espasmos, tornando visíveis os músculos e tendões contraídos.

Ninguém está imune à cãibras musculares. Elas podem atrapalhar o seu treino, especialmente considerando que elas acontecem sem aviso prévio. Os músculos da panturrilha, posterior da coxa, quadríceps, braços e abdômen são mais susceptíveis de serem afetados. Existem várias causas para o problema, incluindo estar desidratado, com má circulação sanguínea, não alongar suficiente, ou apenas músculos fatigados. Cãibras podem ocorrer até seis horas após o exercício. Felizmente, existem maneiras de preveni-las e tratá-las. Confira:

COMO PREVENIR?
Beba muita água. Muitos especialista sugerem a desidratação como uma das principais causas de espasmos musculares. Além disso, existem muitos outros motivos para beber água. (fazemos algum link para um post de hidratação?)
Não esqueça dos eletrólitos. O baixo nível de sódio e potássio pode ser a razão para suas cãibras. O DUX® Hydrolite™ é rico em eletrólitos, que além de previnir cãibras, ajudam na manutenção da hidratação.
Ingira Vitaminas. Estudos sugerem que magnésio, o zinco e as vitaminas B, D e E podem limitar a probabilidade de começar uma cãibra no músculo (ou pelo menos aliviar a dor).
Não esqueça do aquecimento. Um bom aquecimento e alongamento pode manter as cãibras afastadas. Certifique-se de fazer um bom aquecimento para manter seu corpo em movimento antes de se exercitar e relaxe os músculos quando terminar.

COMO TRATAR?
Alongamento e massagem. Uma vez que o espasmo começar, alongue e estique o músculo. Você também pode fazer uma massagem para melhor resultado.
Aplique uma compressa quente. O aumento da temperatura favorece o relaxamento dos músculos.

ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação adequada pode evitar e prevenir as cãibras. Alimentos ricos em vitaminas A, B e C, e fontes de cálcio e magnésio são os mais indicados. Confira:

Alimentos ricos em potássio: tomate, mamão e banana
Alimentos ricos em cálcio: queijo, iogurte, leite e couve
Fontes de magnésio: hortaliças, espinafre, gérmen de trigo
É importante também repor os níveis de sódio. Água de côco e bebidas isotônicas são ideais para essa função.

DICAS

  • Analgésicos e antiinflamatórios não têm utilidade nenhuma no tratamento das cãibras.  
  • Exercícios de alongamento podem levar algum tempo para produzir os efeitos necessários para prevenção e controle dos episódios de cãibras.
  • Repouse e não force a musculatura afetada
  • Se você faz hemodiálise ou toma remédios contra hipertensão, converse com seu médico a respeito da recorrência dos episódios.

Leia também:
Compressa quente ou fria? Entenda quando usar cada uma

A importância de uma hidratação adequada ao exercício físico
Águia ou Isotônico? Saiba qual escolher
Hidratação em esportes de endurance
Conheça o Hydrolite da DUX Nutrition

Fontes:
http://greatist.com/fitness/how-stop-muscle-cramps-their-tracks
https://drauziovarella.com.br/letras/c/caimbras/

Comentários

Comentários