Qual é o seu propósito? Por Cesar Cielo

Tempo de leitura: 3 minutos

O nadador brasileiro Cesar Cielo, atual embaixador Dux, fala sobre suas ações para cumprir o seu propósito em ajudar o esporte nacional.

Como medalhista olímpico, Cielo se tornou referência no esporte, suas vitórias são admiráveis. É o atleta brasileiro com mais medalhas em mundiais em qualquer esporte, com 16 medalhas no total.

Além de ser o recordista mundial dos 50m livre e também do 100m livre, suas medalhas olímpicas são suas maiores conquistas. Confira abaixo o depoimento do atleta:

Cesar Cielo de Santa Barbara D´oeste para o mundo

Eu comecei minha carreira lá em Santa Bárbara D’oeste (SP), e desde o começo parece que a Natação me ajudou. A piscina era um ambiente que eu conseguia fazer as coisas com muita facilidade.

Em alguns meses de aula, quando eu já aprendi a dominar o nado livre, comecei a participar dos campeonatos ali na região de Campinas (SP), e desde o começo fui me destacando, ganhando festivais e competições menores. 

O próximo passo foi ir pra Piracicaba (SP), nadar em um clube de campo. Após isso eu fui pra São Paulo, e depois para os Estados Unidos, onde eu estudei na universidade de Auburn, no Alabama.

Depois voltei ao Brasil e passei mais uns anos aqui, até participar de alguns campeonatos internacionais com a seleção brasileira.

O prêmio mais marcante na carreira de Cesar Cielo

O título que eu mais gosto, que é o mais importante, é o 50m livre lá de Pequim. É o maior título que qualquer esportista pode conseguir. Então ser campeão olímpico é muito emblemático, muito simbólico, e pra mim é a maior conquista.

Uma das mais realizadoras que eu tenho na minha carreira, junto com os outros títulos mundiais, cada um tem um sentimento diferente. Mas os 50m livre de Pequim (2008), e os 50m livre de Barcelona (2013) é muito especial para mim também, além do 100m livre no mundial de Doha em 2014.

Muita coisa boa vem de lembrança com os títulos. Cada um tem algo especial diferente do outro, mas sem dúvida o título olímpico é o nosso pico. É o que a gente pode alcançar como esportista, é o que eu mais tenho emoções, o que eu mais tenho satisfações em lembrar. 

Cesar conta sobre o maior desafio em ser um atleta de alto nível

Se manter no topo na alta performance é super difícil. Em qualquer área, não só no esporte.

Se você está trabalhando em alta performance, até em outros segmentos sabe como é. Exige de você o tempo todo 101% do que você pode dar. É sempre o seu máximo e até mais um pouco que você pode, porque essa é a receita básica.

Se você não está dando seu melhor, alguém vai fazer melhor, e você vai ficar pra trás. 

Então durante todos esses anos, eu tive um nível de exigência muito alto para poder manter os resultados que eu tive.

A oportunidade de ser campeão olímpico em 2008, aí fui medalhista em mundial (desde que começou a disputar a competição) até 2014 em todos os anos e com vários títulos mundiais.

Então essa manutenção de alta performance é super difícil, mas é gostoso lembrar de todos esses títulos hoje. 

Qual o legado que você deixa para a próxima geração de nadadores que vem aí?

O maior legado que eu gostaria de deixar em toda essa história, é muito mais do que deixar uma história cheia de medalhas, cheia de títulos. É mostrar para os atletas aqui do Brasil que é possível, que a gente consegue.

É uma das decisões corretas, ser inteligente, tomar decisões conscientes, tendo uma família que te apoia. Desde o começo eu tive uma família fantástica, que me deu apoio incondicional e eu tenho certeza que sem eles eu não chegaria nem perto de onde eu cheguei. 

Mas esse é o nosso sentimento. Não só meu, como da minha família, que esse é o legado que a gente quer deixar. Que uma pessoa de Santa Bárbara D’oeste pode ser campeã do mundo em natação.

E você que está lendo, se você acreditar e tomar as decisões corretas, você pode chegar muito longe na sua carreira também. Esse é o maior desejo que temos com a nossa história.

Qual o próximo objetivo na sua carreira?

Hoje meu maior objetivo é dividir com as pessoas tudo o que aconteceu comigo.

Como eu fiz para chegar nos resultados que eu tive, as experiências, os aprendizados, os erros, para que de alguma forma a gente possa ajudar esses futuros campeões do Brasil, entenderem  como a gente fez, e aprenderem com a experiência para chegarem lá também. E quem sabe até de uma maneira mais rápida, um pouco mais mastigada, com essas informações e experiências que a gente tem. 

Através do instituto Cesar Cielo, através da clínica, através da internet, e de parcerias, a gente quer ao máximo ajudar o esporte brasileiro como um todo. E essa é a essência da Dux também, por isso minha parceria com a Dux é bastante sólida.

Assim como eu, a Dux tem como essência e objetivo ajudar o esporte nacional. Então essa é a nossa plataforma para gente mostrar aos atletas que sim, a gente é brasileiro, e sim a gente pode ser campeão do mundo. 

Deixe um comentário

Sobre a Dux

Projetamos, desenvolvemos e fabricamos suplementos avançados que potencializam a capacidade humana. 

Queremos ser a melhor empresa de nutrição do mundo.

O que isso significa? Bem, para nós, “melhor” significa criar os melhores produtos, com o melhor serviço, de maneira responsável.

Posts Recentes