Vamos te apresentar o colágeno tipo 2 para as articulações para você que é do time do Crossfit. E já cansou de ouvir que “Crossfit só serve pra machucar”.
Pois a verdade é que essa história de machucar mais que outros esportes é uma grande crença popular.
Um estudo científico publicado em 2020 por um grupo de pesquisadores da universidade de Arkansas constatou que o número de lesões no Crossfit é semelhante a grande maioria dos esportes.
Isso após analisar e avaliar de modo muito criterioso uma grande quantidade de outros estudos sobre o tema.
Então já pode avisar para os seus familiares ficarem tranquilos. E se quiser, no final desse texto deixamos a referência do estudo. Assim podemos provar que não estamos falando isso só porque somos um bando de apaixonados por Crossfit.
Mas também precisamos ser realistas. Pois temos certeza que você conhece pelo menos um crossfiteiro que já teve uma lesão de ombro, costas ou joelho praticando Crossfit não é mesmo?
Portanto vamos te apresentar o colágeno tipo 2 para você que já se lesionou ou para você quer se prevenir e viver o esporte por muitos anos!
Se o assunto esportes te interessa, clique aqui e veja todos os nossos conteúdos sobre Crossfit e outros esportes que amamos!
Colágeno tipo 2 para articulações
O colágeno tipo 2 é uma proteína que é encontrada naturalmente no nosso corpo. Principalmente na região das cartilagens e articulações. Regiões onde acontecem a maioria das lesões.
Porém, a partir dos 25 anos, quando começa o processo de envelhecimento, começamos a perder o colágeno de todo o corpo. Inclusive das cartilagens e articulações.
Além disso, a prática de esportes de impacto como o Crossfit, corrida, tênis, triathlon, vôlei, futebol e etc pode aumentar essa perda.
Quando perdemos o colágeno tipo 2 aumentamos a chance de nos machucar. Principalmente quando começamos a ter dores na região, isso é um sinal da perda do colágeno na região.
Infelizmente, ou felizmente para alguns, consumir alimentos como pé de galinha e outras articulações animais não é suficiente para aumentar o colágeno perdido. Pois o colágeno tipo 2 é uma proteína e toda proteína após a digestão se quebra em pedaços menores.
E quando é uma proteína com um benefício específico, ela acaba perdendo seu benefício. Por isso é recomendado a suplementação com colágeno tipo 2.
Suplementação de colágeno tipo 2 para praticantes de Crossfit
A indústria sabendo da necessidade de repor o colágeno tipo 2 resolveu o problema. Pois além de ajudar a evitar lesões por aumentar a proteção entre os ossos evitando o atrito direto que ocasiona a dor, também previne.
Além de ser utilizado como tratamento complementar a diferentes doenças relacionadas a saúde dos ossos. Como por exemplo artrose e artrite.
Para conseguirem esse resultado, desenvolveram formas do colágeno que não se quebram e mantém sua função mesmo após a digestão.
Dois exemplos de suplementos de colágeno tipo 2 com qualidade e ação comprovada cientificamente, são os “peptídeos bioativos de colágeno tipo 2” e a “proteína não desnaturada de colágeno tipo 2”.
Como suplementar colágeno tipo 2
A recomendação é de uso diário e sem pausas para quem tem mais de 25 anos ou é atleta. Pode consumir sem medo, pois não existe nenhum efeito colateral ou risco alérgico com suplementos de boa qualidade.
A dose ideal é de 40mg por dia de colágeno tipo 2. Junto com uma refeição pequena ou em jejum. Por não existir um melhor horário para consumir o colágeno tipo 2, a nutricionista Raquel Campos sugere nesses dois momentos.
Pois por se tratar de uma proteína, caso você consuma junto com uma refeição grande como almoço e jantar pode acabar não aproveitando. Já que são refeições com grandes quantidades de proteína.
E nosso corpo acaba não conseguindo absorver todas as proteínas, explica a nutricionista.
Os estudos mostram melhora da dor e fortalecimento das regiões das lesões com o uso contínuo por 4 meses. Mas como mencionamos, não precisa parar o uso após esse período. O ideal é consumir durante toda sua jornada de crossfiteiro apaixonado pelo esporte.
Agora que você já sabe de tudo isso, manda esse texto para o seu grupo do box também se cuidar e continuar todos fortes na missão nos tornar RX!
Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que o nosso time de especialistas está pronto para te responder!
Referência: