Como preparar whey protein? Com água ou com leite? No liquidificador ou na coqueteleira? Pode tomar whey com outros suplementos? Confira, à seguir, essas e outras orientações valiosas para otimizar os benefícios do consumo do whey protein.
Qual é a melhor forma de preparar whey protein?
O Whey protein é um dos suplementos proteicos mais consumidos no Brasil e no mundo.
Dessa forma, pode ser usado para diversos objetivos, que vão desde o aumento da massa magra para esportistas e atletas, prevenção de doenças em idosos e até para melhorar o perfil de nutricional de receitas para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Por isso, existem diferentes formas de preparar whey protein, sendo que a forma adequada é aquela que melhor facilita o seu consumo e te permita suprir seus objetivos com o uso do suplemento.
Ou seja, pode ser com água, com leite ou misturado com outros ingredientes em preparações culinárias. O mais importante é escolher um produto adequado com o que você procura. Veja com detalhes como preparar o whey de diferentes formas.
Como preparar o whey protein com água?
Quando você mistura o whey protein com água você absorve a proteína de forma mais rápida. Além de ser o jeito mais simples e prático de tomar o whey.
Basta você colocar o pó do suplemento na água e misturar. Mas, a forma como se mistura pode interferir no efeito. Nos próximos parágrafos falo com mais detalhes sobre os utensílios para o preparo.
Entretanto, já adianto que o uso de colheres ou coqueteleiras são melhores que mixer ou liquidificador.
A quantidade de água também pode ajudar a manter a absorção rápida e otimizar o sabor. Portanto, dê preferência para quantidades entre 200 a 300 ml de água, quantidades maiores podem promover distensão abdominal e prejudicar a digestão da proteína.
Como preparar o whey protein com leite?
Ao contrário do que muitos pensam, tomar o whey protein com leite pode ser uma ótima opção para impedir a perda muscular, principalmente antes de períodos que ficamos muito tempo sem comer, como por exemplo, antes de dormir.
Ao adicionar o leite, você conta com proteínas diferentes da proteína do soro do leite (matéria-prima do suplemento whey protein), como a caseína, que compõe 80% do leite de vaca fresco.
Diferente do whey protein, a caseína é uma proteína de absorção lenta. Isso garante uma liberação proteica mais gradativa. Ou seja, ao misturar o whey com leite, nós retardamos a absorção do whey.
O jejum é um dos principais gatilhos internos para estimular a perda muscular, portanto, é interessante consumir proteínas que tenham essa característica de absorção mais lenta.
Dessa forma, tomar whey com leite antes de dormir é uma boa dica para melhorar os resultados de quem treina.
Preparar whey protein na coqueteleira ao invés do liquidificador
As proteínas no geral possuem uma estrutura chamada de tridimensional. Bater o whey protein no liquidificador pode resultar na perda dessa forma tridimensional da proteína.
Isso pode impedir que a proteína desempenhe adequadamente as suas funções no organismo.
Dessa forma, o ideal é usar uma colher ou uma coqueteleira para fazer a sua mistura. Mas, caso use um liquidificador, use pelo menor tempo possível.
Como preparar whey protein com creatina
Você pode fazer essa mistura sem problemas. A sugestão é misturar primeiro a creatina com água para depois adicionar na mistura do whey protein.
Entretanto, vale lembrar que a creatina é melhor aproveitada quanto tomada junto com uma fonte de carboidrato.
Como já bem demonstrado por vários estudos a partir do estudo publicado por Green e colaboradores em 1996 que demonstrou, pela primeira vez, que a ingestão de carboidratos aumenta de forma significativa o acúmulo de creatina muscular.
Então a dica de ouro para tomar whey protein com creatina é apostar em shakes com frutas, aveia, granola ou até mesmo misturar com um suco integral de uva.
Referências:
Green AL, Hultman E, Macdonald IA, Sewell DA, Greenhaff PL. Carbohydrate ingestion augments skeletal muscle creatine accumulation during creatine supplementation in humans. Am J Physiol. 1996 Nov;271(5 Pt 1):E821-6. doi: 10.1152/ajpendo.1996.271.5.E821. PMID: 8944667.