Se você mora em prédio ou casa com piscina, dedicar um pouco do seu tempo à natação é uma ótima ideia. Seja para variar o aeróbico, para evitar o sedentarismo ou para se familiarizar com o triathlon, a natação é uma ótima modalidade esportiva, com diversos benefícios para aqueles que a praticam.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível sim, treinar sozinho de maneira eficiente. Basta seguir algumas dicas. Confira:

Compromisso
Uma das vantagens de treinar em casa é a possibilidade de treinar no horário que lhe for mais conveniente. No entanto, nada de ficar “deixando para mais tarde” e acabar perdendo o. Separe um momento do seu dia dia para o treino.

Objetivos
É importante saber qual o seu objetivo com a prática da natação. Seja competir uma prova ou melhorar a qualidade de vida, ter esse objetivo traçado vai determinar o tipo de treinamento você deve seguir para alcançá-lo.

Treino
Com os objetivos em mente, você pode montar seu treino. Se seu objetivo está mais para o lado competitivo, é aconselhável treinar mais de 3 vezes por semana. Se o objetivo é para qualidade de vida, 2 a 3 vezes por semana já é o suficiente. Não subestime o tempo de descanso, ele é fundamental para o seu desenvolvimento no esporte.

Equilíbrio
Ao dividir seus dias de treino, é interessante fazer uma variação do treinamento. Num dia seu treino pode ser mais focado em membros superiores e no outro, inferiores. Se você pratica outra modalidade esportiva além da natação, também é interessante intercalar o treino para não sobrecarregar nenhuma parte do corpo.  

Exclusividade
Se você mora em prédio, é perfeitamente comum que você precise dividir a piscina com mais gente. Aqui, nossa dica é bem simples: basta conversar com as pessoas que estão na piscina para que vocês possam dividir o espaço sem que haja nenhum “esbarrão”.

E você, vai dar umas braçadas quando?

Comentários

Comentários