Falta de disposição pode estar relacionada com trabalho em excesso, noites de sono ruins, falta de exercícios e também por falta de nutrientes.
Agora você deve analisar sua rotina e buscar qual, ou quais, os motivos estão piorando a sua falta de disposição. Aqui vamos dar destaque a falta de exercícios e falta de nutrientes.
Veja a seguir dicas práticas do que fazer a partir de agora para começar a se sentir melhor.
Exercícios para melhorar a disposição
Se você não tem na sua rotina um exercício, esse é o nosso primeiro passo para melhorar a sua disposição. Portanto, se faça algumas perguntas para descobrir qual o melhor exercício para você:
- Consigo me exercitar só ou preciso de acompanhamento?
- Que horas e por quanto tempo eu consigo fazer exercícios?
- Quantas vezes na semana?
- Qual exercício/esporte gosto mais?
- Caso não consiga praticar o que gosta mais na rotina, o que pode fazer pra se aproximar mais desse exercício/esporte?
Pronto, pois o maior segredo daqueles que se exercitam é fazer algo que realmente gostam!
Pois não existe um esporte que seja obrigatório. O mais recomendado é você dar um jeito de colocar isso na rotina.
Mas algo que é inegociável, independente do esporte que amar, são os exercícios de fortalecimento.
Que além de tudo, vão ajudar e muito na melhora da sua disposição.
Veja aqui algumas sugestões:
Saiba que agora o mais importante é você começar, não se cobre de praticar esses exercícios por muito tempo e treinar 5-6x na semana. Pois o que importa nesse primeiro momento é você se sentir bem e fazer dos exercícios um hábito para a sua vida.
Como melhorar a falta de disposição pela alimentação
A alimentação é um dos pontos mais importantes com relação à falta de disposição. Principalmente porque quando avaliamos a nossa rotina de alimentação, percebemos que temos muito o que melhorar.
Rotinas de alimentação rica em alimentos com muita gordura, açúcar, sal, industrializados cheios de produtos químicos e o consumo de álcool são os principais alimentos que provocam a falta de disposição.
Mas isso você provavelmente já sabe, nossa nutricionista Raquel Campos nos deu 5 recomendações para melhorar a sua falta de disposição:
5 recomendações para melhorar a sua falta de disposição pela alimentação
1. Incluir 3 frutas e 2 vegetais por dia
Aumentar o consumo desses alimentos vai te oferecer vitaminas e minerais que podem estar em falta no seu corpo, e sendo uma das causas da indisposição. Além da comida, é bom avaliar também com um profissional nutricionista se não é recomendado o uso de suplementação para melhorar a disposição enquanto você adquire o hábito de consumir esses alimentos.
2. Beber água em quantidade adequada
Aqui a dica é: “seu peso multiplicado por 35”. Essa conta vai te dar o total de litros de água que deve consumir por dia. Caso você consuma uma quantidade menor que a ideal, a sugestão é aumentar de forma gradativa.
Por exemplo, se você bebe apenas 1L de água por dia, se proponha começar a beber 1,5L por 7 dias seguidos, inclusive no final de semana. Quando conseguir, aumente por mais uma semana, até atingir o ideal e se tornar um hábito.
3. Usar pequenas quantidades de óleo, gorduras, sal, açúcar para cozinhar e temperar
A quantidade é o que pode tornar um alimento saudável em um alimento que pode piorar a sua falta de disposição.
Portanto modere ao utilizar todos esses ingredientes na hora de cozinhar. A sugestão da nutricionista é investir em novos sabores através de outros temperos saudáveis e melhores modos de preparo.
Por exemplo, uma frigideira antiaderente de qualidade retira a necessidade de adicionar óleos na hora de fazer sua comida.
Outro exemplo é experimentar temperos naturais sem adição de sal. Como ervas desidratadas para deixar tudo ainda mais saboroso.
Reduzir o açúcar do café, e investir em frutas com sabor mais doce ou maduras. Além de diminuir o açúcar, também vai te ajudar a ter menos vontade de doce ao longo do tempo.
4. Aumentar o consumo de alimentos naturais e diminuir o consumo de processados e ultraprocessados
Principalmente nos lanches, é o momento onde esses alimentos costumam aparecer. Mas se você se planejar um pouco já consegue melhorar muito seus lanches.
Antes de sair de casa, separe algumas frutas e faça um sanduíche recheado com algum alimento rico em proteínas. Com certeza vai perceber a sua disposição melhorar.
Alguns exemplos de recheios para o seu sanduíche: patê de frango, patê de atum e queijos brancos.
5. Aprender sobre rótulos de alimentos para fazer melhores escolhas
A dica é baixar o aplicativo “Desrotulando”, esse aplicativo está disponível para celulares Android e IOS. De forma bem intuitiva ele vai te ensinar quais alimentos industrializados são boas opções e quais evitar.
Através de uma escala que vai de 0 até 100, o Desrotulando te fala sobre a qualidade daquele alimento. Quanto mais perto de 100 melhor, e quanto menor a nota, pior a qualidade nutricional.
Para começar a usar o aplicativo basta você escanear o código de barras do alimento ou digitar o nome do produto no campo de busca. Logo na sequência você vai ver essa nota, e mais abaixo as informações com os motivos para a nota atribuída ao alimento.
Assim, toda vez que estiver na dúvida entre qual marca escolher, basta usar o aplicativo e escolher aquele que tiver melhor nota.
Agora conta pra gente nos comentários qual das dicas achou mais interessante!
E se tiver dúvidas, nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!