São denominados probióticos microrganismos vivos presentes na flora intestinal. Os probióticos auxiliam o equilíbrio da flora e possuem como característica principal o fato de enfrentarem o processo de digestão, permanecendo intactas ao intestino.

  Trata-se de bactérias lácteas e leveduras que apresentam como nome científico Lactobacillus, Bifidobacterium, Enteroscoccus, Streptococcus e Saccharomyces. São primordiais para o bom funcionamento do nosso organismo, combatem os microrganismos indesejáveis, já que estimulam o metabolismo a manter-se acelerado, melhoram a absorção de nutrientes, provocam estado de bom humor, além de preservar a imunidade. As Bifidobacterium reduzem os impactos das bactérias prejudiciais ao organismo, as Enteroscoccus agem na reconstrução da flora intestinal, produzem ácido DL lático, reduzindo o PH do intestino e dificultando a proliferação de bactérias patógenas. A Streptococcus, por sua vez, está diretamente relacionado à respostas do trato gastrointestinal como alergia e diarréia aguda.
 Deste modo, uma boa estratégia para manter nosso organismo em equilíbrio e harmonia é inserir alimentos fontes de probióticos em nosso plano alimentar com auxílio e orientação de um profissional de saúde qualificado.

  Em geral, esses alimentos apresentam pouco tempo de validade, fazendo com que necessariamente sejam refrigerados e armazenados de maneira adequada e rigorosa para que sua vida útil seja prolongada. Os probióticos devem fazer parte da nossa alimentação diariamente e são facilmente encontrados em determinados alimentos. São eles: queijos de modo geral, coalhada, iogurte, leite fermentado, missô, spirulina, leite de soja, chocolate amargo, banana, azeitona e cereais germinados.

Referências Bibliográficas

BALDEÓN ME, NARANJO G, GRANJA D. Effect of infant formula with probiotics on intestinal microbiota. Archivos Latinoamericanos de Nutricion. 58(1):5-11,2008.

MARCO ML, PAVAN S, KLEEREBEZEM M. Towards understanding molecular modes of probiotic action Curr Opin Biotechnol.17: 204-210, 2004.

REID G, JASS J, SEBULSKY MT MCCORMICK JK, Potencial Uses of Probiotics in Clinical Practice. Clinical Microbioly Reviews. 16(4): 658-672, 2003.

Carolina-Vieira-Silva copiar

Carolina Vieira Silva
Nutricionista Esportiva Funcional
Contato: (21) 97167-3344 / Instagram: @carolinavs
CRN: 17100662

Comentários

Comentários