O que comemos antes e depois de realizar exercícios físicos pode melhorar ou prejudicar nosso rendimento. Conheça algumas sugestões ideais para suprir as necessidades do organismo e alcançar os melhores resultados.

2h Antes do treino

2hras

Além de hidratar, a água ajuda acelerar o metabolismo.

Pré-treino

Comer corretamente antes do treino dá energia e ajuda a prevenir hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), que causa tontura e fadiga. Antes do treino, consuma alimentos ricos em carboidratos, principal fonte energética para o organismo.

Contudo, não coma demais. Faça as refeições principais (almoço ou jantar) depois de praticar esporte, pois quando comemos muito o fluxo sanguíneo para o estômago aumenta para ajudar na digestão. Como durante as atividades físicas os músculos também precisam de mais sangue, caso você se alimente exageradamente antes de praticar exercícios o organismo não realizará nenhuma das funções de forma eficiente.

1hra-novo

Exclua da Dieta

Fique longe dos carboidratos simples. Como eles são digeridos com facilidade, logo você estará com fome, e ainda poderá sofrer aumento súbito da taxa de glicose (glicemia) no sangue, o que gera picos de insulina. Com isso, em poucos minutos o sangue fica mais uma vez carente de glicose, causando fraqueza e cansaço.

 

excluadadieta

 

Pós-treino

Nessa fase, o organismo precisa recompor as fibras musculares danificadas. O processo pode durar até 48 horas, mas terminado o treino, o lanche deve ser feito o quanto antes, para aproveitar a janela em que a reconstrução muscular ocorre de forma mais intensa. Consuma alimentos ricos em proteínas, componente principal nessa recuperação. Não se esqueça de ingerir novamente carboidratos, para repor a energia gasta no treino.

Caso você termine o treino em um horário muito próximo de uma refeição principal, não é necessário ingerir uma das opções abaixo; almoce ou jante direito. Mas se quiser emagrecer, o ideal é esperar pelo menos uma hora antes de fazer a refeição, pois nesse intervalo o organismo ainda estará com o metabolismo acelerado e, portanto, queimando mais calorias.

 

pos-treino

Comentários

Comentários