Como o ômega 3 e Fosfatidilserina agem para a perda de memória?

Tempo de leitura: 3 minutos

A saúde cognitiva tem sido considerada tão importante como a saúde física para o bem-estar dos indivíduos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 450 milhões de pessoas sofrem por algum tipo de perturbação mental. 

A perda de memória recente é considerada um dos distúrbios de saúde mental mais comuns, e tal condição, ocorre devido ao processo natural de envelhecimento, o qual pode ocorrer devido a inúmeras causas, como por exemplo, atrofia cerebral; perda e degeneração de neurônios

O cérebro é um dos órgãos mais ricos em conteúdo lipídico (cerca de 20%), por isso, sua saúde depende da quantidade de gordura ingerida e, principalmente, do tipo de gordura consumida. Alterações desfavoráveis nos níveis de fosfolipídios cerebrais (que acarretam a um desequilíbrio lipídico), poderiam levar a diferentes processos infecciosos, como demonstrado em várias condições neuronais.

Por essa razão, muitos pesquisadores defendem o ômega 3, como aliado no combate à degeneração de células cerebrais. Graças à sua composição de ácidos que exercem papel anti-inflamatório, além de desempenhar papel neuroprotetor, auxiliando na memória, aprendizado e no sistema cognitivo

Esses benefícios puderam ser observados com a suplementação  de DHA (Ácido docosa-hexaenoico), os quais foram associados a um melhor fluxo sanguíneo cerebral, potencializando a capacidade de memorização.

Qual o papel da fosfatidilserina para a saúde cognitiva?

Mais recentemente, outro componente que tem sido amplamente investigado para a saúde cognitiva é a fosfatidilserina. Trata-se de um dos principais fosfolipídios encontrados nas membranas celulares, importante para funções como entrada e saída de flúidos. Com o envelhecimento, a fluidez da membrana celular neural é comprometida devido a inúmeras consequências fisiológica.

Os seres humanos possuem grande capacidade de absorver a fosfatidilserina. Alguns autores comprovam essa eficácia, por esse nutriente, ter um grande potencial para atravessar a barreira que dificulta a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central. Assim, interrompendo ou revertendo alterações bioquímicas, que possam levar à deterioração estrutural nas células nervosas

O que dizem os estudos sobre o ômega 3 e a fosfatidilserina?

Um ensaio clínico desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv em Israel, avaliou os efeitos da suplementação de ômega 3 com fosfatidilserina sobre o desempenho cognitivo, em 122 idosos que tinham queixas de memória, durante quinze semanas. 

A eficácia foi avaliada usando uma ferramenta informatizada e uma escala de classificação the Clinical Global Impression of Change (CGI-C). Eles observaram uma melhora significativa na atenção e no reconhecimento da memória desses idosos, além da melhora significativa no CGI-C

Contudo, entendemos a importância de mais estudos que possam avaliar a combinação entre o ômega 3 e a fosfatidilserina para a saúde cognitiva, principalmente, em relação a eficácia da perda de memória. 

Referências Bibliográficas:

  1. Relatório Mundial da Saúde. Saúde mental: nova concepção, nova esperança. The World Health Report 2002.
  2. Nordon D. G, Guimarães R. R, Kozonoe D. Y, Mancilha V. S, Neto V. S. D. Perda cognitiva em idosos. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba.
  3. Yehuda S, Rabinovitz S, Carasso RL, Mostofsky DI: The role of polyunsaturated fatty acids in restoring the aging neuronal membrane. Neurobiol Aging 2002.
  4.  Turner J: Your brain on food: a nutrient-rich diet can protect cognitive health. Generations 2011.
  5. Robert Li, Zhenquan Jia, Hong Zhu. Dietary Supplementation with Anti-Inflammatory Omega-3 Fatty Acids for Cardiovascular Protection: Help or Hoax? React Oxyg Species (Apex). 2019.
  6. Glade, M. J., & Smith, K. (2015). Phosphatidylserine and the human brain. Nutrition, 31(6), 781–786. 
  7. Echeverría F, Valenzuela R, Rodas M C H, Valenzuela A. Docosahexaenoic acid (DHA), a fundamental fatty acid for the brain: New dietary sources. Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids 124 (2017).
  8. Vance JE, Steenbergen R: Metabolism and functions of phosphatidylserine. Prog Lipid Res 2005.
  9.  Mozzi R, Buratta S, Goracci G: Metabolism and functions of phosphatidylserine in mammalian brain. Neurochem. Res 2003.
  10. Stress, glucocorticoids and memory: implications for treating fear-related disorders. Nature Reviews Neuroscience.
  11. Vakhapova V, Cohen T, Richter Y, Herzog Y, Kam Y, Korczyn A D. Phosphatidylserine Containing Omega-3 Fatty Acids May Improve Memory Abilities in Nondemented Elderly Individuals with Memory Complaints: Results from an Open-Label Extension Study De Quervain, D., Schwabe, L., & Roozendaal, B. Dement Geriatr Cogn Disord 2014.

Deixe um comentário

Sobre a Dux

Projetamos, desenvolvemos e fabricamos suplementos avançados que potencializam a capacidade humana. 

Queremos ser a melhor empresa de nutrição do mundo.

O que isso significa? Bem, para nós, “melhor” significa criar os melhores produtos, com o melhor serviço, de maneira responsável.

Posts Recentes