São Paulo é constantemente lembrada por ser uma cidade cinza, poluída e cheia de prédios. No entanto, São Paulo também é a cidade que abriga mais de 100 parques urbanos! Fizemos uma seleção com 10 parques da cidade para relaxar, caminhar, praticar esportes, fazer um piquenique ou simplesmente fugir do caos.

1- Parque da Água Branca

A enorme quantidade de árvores garante muita sombra, o parque possui diversas áreas para diferentes perfis de visitantes como por exemplo espaços para leitura, salas de aula para cursos e até uma academia. No parque com jeito de fazenda, você encontra diversos animais soltos, como pavões, patos e galinhas.

Endereço: Avenida Professor Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca – Zona Oeste –  São Paulo – SP

Para mais informações sobre o Parque da Água Branca clique aqui.

2- Parque da Juventude

O Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo, é um parque que vale a pena visitar.  Bem localizado, ao lado da estação de metrô Carandiru, o parque foi construído exatamente onde antes funcionava a Casa de Detenção Carandiru.

O parque da Juventude possui uma ampla pista para corrida, bosques, playground, pista e half para skatistas e também quadras poliesportivas.

Endereço: Av. Zachi Narchi, 1309 – Santana – São Paulo – SP

Para mais informações sobre o Parque da Juventude clique aqui.

3- Praça do Pôr do Sol (Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro)

A Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, conhecida como Praça do Pôr do Sol é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do Sol na capital paulista. Centenas de pessoas frequentam a praça para admirar o cenário belíssimo: copas de árvores, prédios intermináveis e claro, o pôr do sol.

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, S/N – Alto De Pinheiros – São Paulo – SP ou Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, S/N – Alto De Pinheiros – São Paulo – SP

4- Jardim da Luz

No centro de São Paulo, o Jardim da Luz é o parque mais antigo da cidade. Localizado na região central da cidade, está em frente à estação de trem/metrô de mesmo nome. Fica bem próximo de lugares interessantes como o Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca.

Nossa sugestão é que você separe um fim de semana para conhecer não apenas o Jardim, mas seus arredores também.  

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Bom Retiro- SP

5- Parque Trianon (Tenente Siqueira Campos)

O parque Trianon é de uma particularidade inexplicável. De um lado, prédios enormes, trânsito e pessoas apressadas por todo lado. Do outro, árvores enormes, tranquilidade e um parque super charmoso.

Como está em frente ao MASP, o maior museu de arte do país, o acesso é super fácil. Está praticamente ao lado da estação de metrô Trianon-Masp, a Avenida Paulista é atendida por diversas linhas de ônibus.

Endereço: Avenida Paulista, em torno do número 1500 ou Rua Peixoto Gomide, 949

6- Parque Villa Lobos

O Parque Villa Lobos possui mais de 700 mil metros quadrados, diversos playgrounds, pista para corrida, quadras poliesportivas, orquidário, bosques, biblioteca e bebedouros espalhados por toda sua extensão.

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001- Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP

Para mais informações sobre o Parque Villa Lobos clique aqui.

7- Jardim Botânico

Se você busca tranquilidade, vai gostar do Jardim Botânico de São Paulo. O parque está localizado na Zona Sul e bem próximo ao zoológico da cidade.  Novamente, a sugestão é de visitar as duas atrações no mesmo dia.

Além dos tradicionais espaços para piqueniques, riachos e bosques- você ainda poderá conhecer o Museu Botânico, estufas de plantas, escadarias históricas e o Jardim dos Sentidos.

Esse é o único parque da lista em que a entrada não é franca. O valor para o público geral é de R$ 5,00.

Endereço: Avenida Miguel Stéfano, nº 3687 – Água Funda , São Paulo – SP

8- Parque Ibirapuera

Por último mas não menos importante, o queridinho dos paulistas, paulistanos e todos que o conhecem: o Parque Ibirapuera. O parque foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado para comemorar o quarto centenário da cidade em 1954. O Parque Ibirapuera foi eleito em 2015 como o melhor parque urbano do planeta pelo jornal britânico The Guardian.

O Ibirapuera não possui apenas opções para lazer e esportes, o parque é um dos pontos culturais com maior importância da cidade. Nele você encontra o MAM (Museu de Arte Moderna), Planetário, Museu Afro Brasil, Fundação Bienal e Escola de Astrofísica. Como é um parque que oferece muitas opções, seu público acaba sendo bem diversificado.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Ibirapuera – São Paulo – SP

Para mais informações sobre o Parque Ibirapuera clique aqui.

Créditos da imagem de capa: Parque Ibirapuera

Comentários

Comentários