Em grande parte das academias é possível realizar exercícios tanto com pesos livres quanto em máquinas. Algumas pessoas preferem treinar exclusivamente em uma das opções, enquanto outros optam pela combinação entre pesos livres e aparelhos. Mas qual é a melhor opção para seu treino? Vai depender do seu objetivo.

Quando usamos pesos livres, envolvemos no movimento outras partes do corpo, além do músculo que está sendo treinado. Nosso corpo se organiza para estabilizar e distribuir o peso do corpo além do peso que estamos carregando. Sendo assim, treinar com pesos livres é uma maneira de integrar a maior quantidade de músculos.

Quando fazemos os exercícios em máquinas, trabalhamos um músculo ou grupo muscular por vez e em uma única direção. Os aparelhos proporcionam segurança pelo fato de não exigirem grande coordenação e são interessantes para iniciantes e para fortalecer aquele músculo que precisa de mais atenção por alguma lesão ou assimetria.

Quando buscamos performance, melhora do condicionamento físico e saúde, quanto mais integrado forem nossos músculos, melhor será o resultado. Para isso, um bom programa de treino pode combinar máquinas e pesos livres.

Procure exercícios com pesos livres que utilizem mais de uma parte de corpo, que tenham mudança de direção ou de plano, como os exercícios dinâmicos: agachamentos, passadas, flexões de braço, barras paralelas, puxadas, entre outros. Esses tipos de exercícios trabalham o corpo todo de uma só vez.

Use as máquinas para um reforço mais específico de um grupo muscular, por exemplo, para desenvolver adutores do quadril, use cadeira adutora. Lembre-se de ter sempre a orientação de um profissional de educação física e ouvir o seu corpo, respeitando seus limites.

Para facilitar, listamos abaixo os prós e contras de cada  tipo de treino:

Prós e Contra dos aparelhos

Prós: Fáceis de aprender a usar; isola o músculo de maneira eficiente; permite usar carga elevada com segurança.

Contras: Não são funcionais; negligenciam músculos estabilizadores e podem causar lesões, diretamente e indiretamente.

Prós e Contras dos Pesos livres

Prós: Permite que você treine movimentos funcionais; a execução do movimento é natural; trabalham músculos estabilizadores; maior custo-benefício e possibilita fazer infinitas variações.

Contras: No início, é necessário supervisão e possui maior risco de lesões se não executados corretamente.

Bons treinos!

Comentários

Comentários