O treino de braço é um dos mais buscados da musculação. É uma das regiões que mais recebem atenção na academia. Esse exercício fortalece e tonifica a musculatura dos membros superiores do corpo e também previne problemas posturais.
Sobretudo o treino de braço traz diversos benefícios, como fortalecer e tonificar a musculatura, ajudar na diminuição de gorduras localizadas, na prevenção de tendinites e bursites, auxiliar no suporte de treino de membros inferiores, aumentar a densidade óssea dos braços. Deixando os músculos dos tríceps ficam mais fortes e definidos, entre outros benefícios.
Então veja com o Vitor Caetano como fazer um treino rápido de braço:
Alguns dos melhores exercícios de treino para membros superiores:
- Flexão de braços: comece deitando com as mãos afastadas e apoie-as no solo, na largura dos ombros. Flexione e estenda os cotovelos, fazendo de 6 a 12 repetições.
- Tríceps francês: deite de barriga para cima e flexione os joelhos. Segure os halteres (ou algum peso para exercicios) na frente da testa, com os cotovelos dobrados em um ângulo de 90 graus. Estenda os braços, levando os pesos em direção ao teto na linha dos ombros.
- Elevação lateral: em pé, com os halteres ou peso ao lado das coxas, eleve-os até a altura dos ombros. Permaneça nessa posição por dois segundos, fazendo 12 repetições.
- Elevação frontal: em pé, segure os halteres à frente das coxas e eleve os braços até a altura dos ombros. Faça 10 repetições.
- Extensão de tríceps em pé: fique em pé com os pés separados na largura do quadril. Segure o peso com as duas mãos atrás da cabeça. Com os cotovelos dobrados levante o peso, esticando assim os braços para cima e abaixe o braço novamente para trás lentamente. Faça 12 repetições.
- Extensão de tríceps deitado: deite no chão e dobre as pernas, de forma com que fique com os pés apoiados no chão. Então segure um peso em cada mão, estique os braços para cima apontando para o teto. Dobre os cotovelos para trás até que as mãos com os pesos estejam próximos aos ombros. Faça 10 repetições.
Benefícios do treino de membros superiores:
Além de enrijecer e tonificar a musculatura, o treino para membros superiores é importante para a construção da densidade óssea, com finalidade de corrigir a postura.
Treinar membros superiores ajuda na execução de exercícios para membros inferiores, fazendo com que tenham mais resultado. Ou seja, crescendo com maior rapidez e mais qualidade, ajudando a desenvolver esses membros também.
Dicas para fortalecer os bíceps
Do mesmo modo, treinar os bíceps ajuda muito a aumentar a estabilidade do corpo, ajudando no equilíbrio e a tornar o músculo mais resistente, prevenindo tendinites, bursites e lesões por esforço repetitivo.
O bíceps é um músculo importante do nosso corpo e precisa de um treino de braço e perna específico. Desse modo, para montar um treino de bíceps é necessário que tenha uma avaliação de um profissional na área, indicando os melhores exercícios de acordo com as suas necessidades e limitações físicas.
Ou seja, existem diversos tipos de exercícios de musculação em casa para bíceps que você pode fazer com a orientação de um profissional e uso de acessórios como barras, faixas elásticas, pesos, roscas diretas, e até exercícios sem o uso de nenhum equipamento.
Além disso, antes de iniciar as atividades, lembre-se sempre de se alongar para evitar complicações durante e após o treino.
Abaixo, mostraremos alguns exercícios para fortalecer os bíceps:
- Leg press
- Flexão de braço.
- Flexão de ombro.
- Remada.
- Stiff.
- Cadeira flexora e extensora.
- Cadeira adutora, entre outros exercícios.
O que fazer depois do treino?
Contudo descanse após o treino. E necessário se recompor para a recuperação muscular.
Alterne o treino músculos dos membros superiores com os dos membros inferiores, tentando sempre dar um intervalo aos treinos. Aplique um gelo com o auxílio de uma toalha nas áreas doloridas, por cerca de 15 a 20 minutos.
Dessa forma, faça massagens após os exercícios para aumentar o fluxo sanguíneo, cuide da sua alimentação e beba cerca de 2 litros de água por dia. Sempre respeite o seu nível de condicionamento e siga o treino que o seu professor fez.