O treino de cardio é uma modalidade de exercícios físicos que beneficia o sistema cardiovascular e o respiratório.
É conhecido por ser aquele exercício que faz a gente suar até cansar, em outras palavras, nos leva a exaustão. E como resultado, podemos melhorar a saúde em vários aspectos.
Corrida, ciclismo, natação, caminhada, são exemplos de exercícios físicos de cardio, hiit, burpees, aerohiit são treinos realizados com menos tempo, mais que exigem bastante do sistema cardiorrespiratório.
Muitos tipos de treinos de cardio dispensam o uso de aparelhos, portanto, podem ser feitos em qulquer lugar, inclusive em casa.
Veja dicas da Bia Clemente de como fazer um treino de cardio, à seguir:
Para que servem os exercícios de cardio?
Ao praticar exercício cardiovascular, seu corpo vai receber inúmeros benefícios. Porém, seu principal objetivo é fortalecer o músculo, fazendo com que o seu coração bombeie mais sangue.
O treino de cardio fortalece o sistema cardiorrespiratório, aumenta a resistência física, previne doenças no coração e no sistema respiratório. Bem como ajuda a perder peso, aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, levando mais oxigênio para o corpo todo, entre outros benefícios.
Como fazer um treino de cardio?
O treino de cardio pode ser praticado de acordo com a individualidade e aptidão física de cada pessoa. Podendo cada um evoluir no seu ritmo.
Confira abaixo algumas modalidades cardiovascular:
- Natação: além de favorecer na perda de peso, a natação melhora a capacidade cardiorrespiratória.
- Corrida: a corrida acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo queime calorias durante e após a atividade.
- HIIT: o HIIT (High-Intensity Interval Training) é um treino de alta intensidade, que envolve uma repetição de movimentos. É ótimo para quem deseja queimar calorias de forma mais acelerada, já que a sua alta intensidade faz o corpo passar por déficit de oxigênio, acelerando a queima de calorias.
- Burpees: proporcionando diversos benefícios, como aumento de massa muscular e a resistência cardiopulmonar, trabalhando a musculatura do corpo todo.
Montando seu espaço para treinar cardio em casa:
Com uma rotina corrida, ou até mesmo depois do isolamento social, muitas ideias foram surgindo, e ficar sem malhar não é uma opção, por isso a ideia de montar um espaço para treinar em casa foi uma hipótese levantada por muitas pessoas amantes de academia.
Ter uma própria área para praticar exercícios físicos traz diversos benefícios, economia e tempo é um deles.
Se o intuito não for uma reforma muito grande, é possível adaptar alguns ambientes na casa, como por exemplo a garagem, varanda, quintal, e sala de estar.
Assim, com exercícios apropriados e sem a necessidade de equipamentos como citados nos textos acima, dá para treinar sem preocupações em casa. É sempre bom usar superfícies que não sejam escorregadias, tapetes emborrachados são os mais indicados para o treino em casa.