Você cansou do aeróbico na esteira, elíptico ou bicicleta? Está em busca de um cardio que seja igualmente (ou mais) eficiente? É importante variar os exercícios do treino, tanto para trabalhar diferentes grupos musculares, quanto para não cair na rotina. Temos uma sugestão pra você: o treino na escada. Acredite! Pode ser no simulador ou em qualquer escada, seja do seu condomínio, casa, do escritório ou ainda em escadarias pela cidade.

O mais interessante é que exercício na escada vai muito além do subir e descer tradicional. É possível realizar séries completas, variadas e com diferentes objetivos inteiramente na escada. Subir alguns andares por semana ajuda a conquistar pernas e glúteos mais firmes, além de ser considerado um exercício aeróbico eficiente para queimar calorias e gordura. Para garantir os benefícios da escada, o segredo é a disciplina. Não adianta subir todos os andares do seu prédio uma vez por mês.

Para os que correm, subir escada é considerado um ótimo treino já que trabalha bastante dois músculos muito utilizados na corrida: quadríceps e panturrilha. Além disso, por te forçar contra a gravidade, subir escadas te ajuda a desenvolver mais força durante as passadas na corrida.  

Além da elevada queima de calorias e fortalecimento da perna e glúteos, o exercício também é ótimo para a circulação das pernas. Subir escada estimula a circulação sanguínea das pernas, o que evita varizes, reduz a aparência de celulite e estimula a produção de colágeno na pele.

img_como_fazer_treino_de_escada_22265_600

Decidiu incorporar a escada em sua rotina de treinos? Confira algumas dicas:

  • Faça alongamentos antes de iniciar.
  • Escolha um tênis com sistema de amortecimento.
  • Na subida, posicione o pé no centro do degrau, apoiando toda a sola do pé.
  • Na descida, use a ponta do pé e espere o calcanhar tocar o chão para movimentar a outra perna.
  • Caso faça o treino fora da academia, escolha uma escada onde não haja um grande fluxo de pessoas.
  • Caso você não esteja acostumado, respeite seu ritmo. Se sentir qualquer incômodo ou dor, pare imediatamente e procure um médico.


Em São Paulo, cada vez mais pessoas estão frequentando a Escadaria Sumaré para praticar exercícios. Todos os dias é possível encontrar pessoas usando as escadas para entrar e se manter em forma. Que tal se juntar a elas?

vera-minelli-e-gabriela-pugliesi1-e1448895996251
Já utiliza a escada em sua rotina de treinos? Use os comentários abaixo para contar sua experiência e dar alguma dica!

Comentários

Comentários