Qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular

Tempo de leitura: 4 minutos

Whey protein para ganhar massa muscular é o suplemento mais famoso e consumido no mundo. Contudo, existem tantos derivados desse suplemento que é comum ficarmos perdidos, não é?

Veja aqui qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular e dicas da nutricionista esportiva Raquel Campos para te ajudar a ter os melhores resultados com o uso do suplemento.

Diferentes tipos de whey protein

o Whey protein é um suplemento de proteínas cuja matéria-prima é a proteína do soro do leite.

Atualmente, existem 4 diferentes tipos de whey protein:

  1. Whey protein concentrado;
  2. Whey protein isolado;
  3. Whey protein hidrolisado;
  4. Blends de whey protein.

1. Whey protein concentrado:

Esse tipo de whey protein passa por um processo de filtragem que garante 80% da composição do suplemento seja de proteínas. Além de proteínas, vai ter um pouco de carboidratos e gorduras em sua composição.

2. Whey protein isolado:

A diferença do whey protein isolado para o concentrado é a dupla filtragem a qual passa a versão isolada. Por essa razão a proporção de proteínas é maior na versão isolada. Além de proporção menor de carboidratos e gorduras em comparação a sua versão concentrada.

Além dessa diferença, a versão isolada possui quase zero lactose, mas quase, não significa zero. Já que uma média de 0,1% de lactose é encontrada por dose.

Portanto, se você não possui intolerância diagnosticada mas sente desconfortos, ou uma intolerância leve, essa opção é mais indicada que a concentrada.

Mas vale ressaltar para você consultar sempre um nutricionista para avaliar a segurança do suplemento de acordo com as suas características.

3. Whey protein hidrolisado: 

A versão hidrolisada do whey protein, se difere das demais pela sua melhor absorção do organismo. Isso acontece porque essa versão passa por um processo chamado hidrólise, que diminui o tamanho da proteína. E assim, facilita a nossa digestão.

Esse tipo de whey, é o whey mais recomendado para intolerantes à lactose. Contudo, devido o processo de fabricação ser em um ambiente com diferentes produtos desenvolvidos, os rótulos precisam vir com a informação: “pode conter traços de lactose”.

Entretanto, dentre os diferentes tipos de suplementos proteicos, o whey protein hidrolisado não é o mais recomendado para intolerantes à lactose.

Nossa nutricionista esportiva Raquel Campos explica que caso você não tenha um acompanhamento nutricional, o ideal é escolher um suplemento de proteína vegetal. Como por exemplo, um suplemento de proteína vegetal com diferentes combinações de fontes proteicas.

Combinar proteínas como proteína do arroz, ervilha, lentilha, chia, semente de abóbora, entre outras, é o mais indicado para intolerantes à lactose.

Pois assim vai garantir além de boa quantidade de proteínas, uma combinação de aminoácidos completa, essencial para o ganho de massa muscular e será totalmente zero lactose.

4. Blends de whey protein:

Esse tipo de whey é uma combinação de 2 ou dos 3 anteriores. Por esse motivo é um suplemento que ganha bastante espaço entre aqueles que buscam um melhor custo benefício. Já que muitos possuem um valor menor e sabor mais agradável que suas versões tradicionais.

Agora um fator importante é a qualidade desses blends. Pois muitos possuem em sua fórmula uma grande lista de aditivos artificiais que, no longo prazo, podem ser prejudiciais à saúde. Então, atenção, sempre leia o rótulo e busque identificar quais são os ingredientes usados.

Qual o melhor whey protein para ganhar massa muscular

Cientificamente, estudos mostraram não existir diferença no ganho de massa muscular quando se compara os diferentes tipos de whey protein. Todos podem ajudar de forma igual. Porém essa análise foi feita com um público específico.

A nutricionista esportiva explica que esse estudo foi do tipo meta-análise, tipo de estudo com maior relevância para o nosso dia a dia, com uma população saudável e praticante de exercícios com regularidade. Por esse motivo, se você não pertence a esse grupo, consulte o seu nutricionista.

A principal conclusão do estudo foi que todos os tipos de whey protein possuem a mesma capacidade de auxiliar o ganho de massa muscular.  Mas os melhores resultados são para aqueles que além dos exercícios e do consumo do suplemento também fazem ajustes na alimentação.

5 Dicas para ganhar massa muscular com whey protein

  1. Consuma o whey protein até 1h após seu treino de força;
  2. Caso não consiga se alimentar com intervalos de até 5h, consuma o whey protein para complementar suas necessidades de proteínas;
  3. Antes de dormir, misture seu whey protein com leite. Assim você vai ter uma proteína de absorção mais lenta ideal para esse momento;
  4. Escolha suplementos com um ótimo sabor e foco em alta qualidade dos ingredientes. Pois dificilmente você vai aderir ao suplemento se ele também não for gostoso;
  5. Associado ao uso do whey protein, busque acompanhamento nutricional para ajustar a alimentação com um profissional nutricionista, durma bem, controle o estresse, beba bastante água e seja constante nesse processo.

Com todas essas dicas temos certeza que vai otimizar seus resultados com o uso do suplemento de whey protein.

Caso queira saber mais sobre o assunto, aqui temos vários conteúdos para te ajudar a ganhar massa muscular!

E se tiver dúvidas, comenta aqui que o nosso time de especialistas está pronto para te ajudar!

Referências:
  1. Bergia RE 3rd, Hudson JL, Campbell WW. Effect of whey protein supplementation on body composition changes in women: a systematic review and meta-analysis. Nutr Rev. 2018 Jul 1;76(7):539-551. doi: 10.1093/nutrit/nuy017. PMID: 29688559.
  2. A Castro LH, S de Araújo FH, M Olimpio MY, B de B Primo R, T Pereira T, F Lopes LA, B S de M Trindade E, Fernandes R, A Oesterreich S. Comparative Meta-Analysis of the Effect of Concentrated, Hydrolyzed, and Isolated Whey Protein Supplementation on Body Composition of Physical Activity Practitioners. Nutrients. 2019 Sep 2;11(9):2047. doi: 10.3390/nu11092047. PMID: 31480653; PMCID: PMC6769754.

Deixe um comentário

Sobre a Dux

Projetamos, desenvolvemos e fabricamos suplementos avançados que potencializam a capacidade humana. 

Queremos ser a melhor empresa de nutrição do mundo.

O que isso significa? Bem, para nós, “melhor” significa criar os melhores produtos, com o melhor serviço, de maneira responsável.

Posts Recentes